Blog

As vantagens de investir na reforma e decoração do seu Consultório

As vantagens de investir na reforma e decoração do seu Consultório

Você sabia que a decoração de uma clínica é um dos fatores que mais interferem na impressão inicial dos pacientes? Cada pessoa possui uma reação diferente ao chegar para uma consulta. Alguns chegam receosos,  medrosos, apreensivos, com um misto de emoções. Portanto, é sempre bom estar atento à decoração que será utilizada, pois deverá oferecer sensação de conforto ,segurança e bem estar aos seus pacientes, sendo utilizada com equilíbrio e bom gosto.

Tendo conhecimento de causa sobre esse assunto, separei algumas dicas e sugestões de decoração para fazer os seus pacientes se sentirem tranquilos e bem acolhidos.

Cores: o interior de uma clínica deve transmitir tranquilidade, harmonia e aconchego. Normalmente as cores mais usadas que remetem a essas características, são as neutras, suaves e terrosas. Além de agradarem ao olhar,  transmitem sofisticação ao ambiente. A paleta de cores do logo institucional da clínica também pode ser referência a ser utilizada no espaço,  desde que seja feito com sutileza. Evite cores muito abertas e vibrantes, uma vez que elas transmitem agitação.

Paredes: uma boa ideia para contrastar uma parede com as demais de tons suaves, é escolher uma cor com uma tonalidade mais acentuada. É  um recurso ótimo para dar destaque ao ambiente e quebrar a monotonia. Painel de madeira também é um ótimo recurso para dar movimento e aconchego ao ambiente. Escolher quadros e gravuras que transmitem bem estar e beleza, são ótimos itens de decoração para harmonizar o espaço.

Mobiliário: conforto é a palavra de ordem,assim deve-se Investir em um mobiliário confortável, com ergonomia que se encaixe ao corpo. Poltronas e sofás proporcionam essa satisfação.  

Piso: optar por pisos claros, além  de ampliar o ambiente, transmite a sensação de higiene. Tapetes não  são indicados, além de acumularam pó e sujeira, são obstáculos de passagem na circulação.

Circulação: os espaços de circulação devem proporcionar segurança e fácil  mobilidade. Portanto, a circulação deve ser livre de obstáculos.

Música ambiente: uma boa música também faz parte da decoração. Escolha uma melodia suave. Ela ajuda a manter o paciente calmo e a permanecer no local. Opte por música clássica e instrumental. Pode ser usada tanto na recepção, quanto dentro do consultório.

Espaço kids: se o ambiente permite criar um espaço kids, ofereçer brinquedos e atividades lúdicas para as crianças, facilita  a interação e distração da criança e ajuda o profissional na realização da consulta.

Investir na decoração de uma clínica demonstra cuidado, preocupação em bem acolher oferecendo tranqüilidade aos pacientes através da estética, além de trazer vantagens e diferenciais competitivos ao negócio, criando uma identidade visual para o público.  

*Créditos da imagem: Projeto autoral – Arquiteta Marília Olivetti. Render 3D: Rafael Appezato.

Sobre a arquiteta

Marília Peixoto Olivetti, é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com curso de extensão nas Universidades, Escuela Politécnica de Cuenca e Facultad de Bellas Artes, na cidade de Cuenca, Espanha.
 
A arquiteta se destaca por inovar e oferecer soluções criativas e personalizadas de acordo com as necessidades e estilo de cada cliente, com foco na estética, funcionalidade e conforto, buscando sempre o equilíbrio entre esses três elementos. Acredita que projetar é realizar sonhos através da arte. 
 
Marília, defende que a arquitetura pode transformar e recriar o espaço, além de influenciar na vida de quem habita este espaço. É com esta atitude que ela procura chegar bem próximo as expectativas de cada cliente.

Endereço

Rua São José, 1317 - Bairro Alto - Piracicaba, SP - 13419-250

Telefone

(19) 98329-0246

Email

contato@mariliaolivettiarquitetura.com.br