Blog

Transição da criança para a adolescência – como planejar e decorar quarto de adolescentes

Transição da criança para a adolescência – como planejar e decorar quarto de adolescentes

Existe um lugar que mais expressa a personalidade de um adolescente que o seu próprio quarto?

A transição da infância para a adolescência, é um momento especial. Geralmente nessa fase o adolescente costuma utilizar o quarto como refúgio e já não quer ser tratado como criança, mas também não pode ser pensado como adulto.

Muitos Pais são pegos de surpresa quando os jovens começam a reclamar dos objetos infantis que ainda enfeitam o quarto. Este é o momento indicado para programar a mudança na decoração.

Um bom projeto de decoração de interiores para o quarto do pré-adolescente pode ajudar nessa fase de mudanças e amadurecimento. O segredo está em escutar e entender seus desejos, procurando adequar o projeto a todos os aspectos do cotidiano. Ao chegarem à adolescência já não desejam mais quartos com temáticas infantis, bichos de pelúcia, personagens de desenhos e estampas de bichinhos por todo o lado. Ao contrário buscam um quarto que expresse sua personalidade com mais atitude, que é próprio dessa idade e adequado as necessidades do dia a dia.

O projeto deve basicamente contemplar espaço para os itens básicos, como cama, armários, local próprio para estudo e navegar na internet. Pode-se ainda, dependendo das dimensões, acrescentar um canto para receber os amigos.

O quarto precisa ser prático, aconchegante e funcional. Deve incluir móveis multiusos, mobiliários com rodinhas, baús para guardar objetos, pufes, tudo para economizar espaço com a vantagem de serem reorganizados, de acordo com a evolução do estilo do adolescente. O uso de nichos e prateleiras é essencial para auxiliar na organização e contribui positivamente para a estética.

Decorar uma parede com mural de fotos dos amigos, família ou imagens temáticas do mundo do adolescente também o agrada. Caso queira algo mais alegre e despojado, pode-se utilizar grafite, adesivos ou papel de parede.

É fundamental priorizar a luz natural na iluminação do quarto. Além de criar uma atmosfera mais acolhedora, reduz a incidência de ácaros e outros causadores de alergia.

Optar por roupa de cama de boa qualidade também é uma forma muito prática e simples de repaginar a decoração do quarto. Edredons de cores claras ou reversíveis para mudar a cor, são fáceis de serem combinados com vários estilos.

A escolha da cor para o ambiente deve valorizar a preferência do adolescente, lembrando que o uso de tons muito fortes pode tirar a tranquilidade do espaço. Por isso, o ideal é investir em tons de base neutra e abusar do colorido nos objetos de decoração, quadros, poltronas, tapetes, mantas, almofadas, luminárias, persianas, puxadores, os quais podem ser trocados ao longo do tempo.

DICAS A SEREM LEMBRADAS:

1. Escute o dono do quarto, conheça seus gostos, suas preferências. (Dormir, assistir TV, jogar, estudar, receber amigos, expor alguma coleção)

2. Armários pensados para organizar a bagunça, a quantidade de objetos, além das roupas.

3. O papel de parede orienta a decoração

4. Luzes em volta de espelhos no quarto das meninas

5. Invista em espelhos, eles ampliam o ambiente

6. Esteja conectado: pontos elétricos para computadores, televisores e videogames devem estar planejados desde o início do projeto

7. Cabides estilizados para pendurar as bolsas ou bonés

8. Quadro de cortiça ou magnético para exibir fotos de amigos, família ou imagens temáticas são peças carimbadas na decoração do quarto de adolescentes.

*Créditos das imagens: Projeto autoral Marília Olivetti Arquitetura + Interiores

Sobre a arquiteta

Marília Peixoto Olivetti, é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com curso de extensão nas Universidades, Escuela Politécnica de Cuenca e Facultad de Bellas Artes, na cidade de Cuenca, Espanha.
 
A arquiteta se destaca por inovar e oferecer soluções criativas e personalizadas de acordo com as necessidades e estilo de cada cliente, com foco na estética, funcionalidade e conforto, buscando sempre o equilíbrio entre esses três elementos. Acredita que projetar é realizar sonhos através da arte. 
 
Marília, defende que a arquitetura pode transformar e recriar o espaço, além de influenciar na vida de quem habita este espaço. É com esta atitude que ela procura chegar bem próximo as expectativas de cada cliente.

Endereço

Rua São José, 1317 - Bairro Alto - Piracicaba, SP - 13419-250

Telefone

(19) 98329-0246

Email

contato@mariliaolivettiarquitetura.com.br